sábado, 30 de agosto de 2014

Mês da BÍBLIA Dom Liro Vendelino Meurer - Bispo Diocesano




"Meu alimento é fazer a vontade de Deus... minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática" (Jo 4,34; Lc 8,21). Essa palavra exige escuta, atenção, acolhida e vivência. "Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt 7,21).
Para ser verdadeiro discípulo missionário, é indispensável o conhecimento de Jesus Cristo que nos revelou o projeto do Pai. Não se ama o que não se conhece. Para sermos seguidores de Jesus Cristo, implica em descobrirmos a sua verdadeira mensagem. A Palavra de Deus nos leva ao fascínio e à opção por Jesus. O seguimento é um processo,conforme a iniciação cristã, que começa e dura a vida toda, perpassa tudo o que fazemos.
O Papa Francisco lembra que "toda a evangelização está fundada sobre a Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte de evange l i z a ç ã o " (EG, 174). Quem evangeliza precisa deixar-se evangelizar. A Palavra de Deus é o coração da atividade eclesial. "Ela é útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça" (2 Tim 3,16).
Somos chamados para a escuta. Estamos, de fato, motivados para "ter tempo" e "dar tempo" ao que é fundamental. Que o mês da Bíblia nos provoque sobre a necessidade de sermos assíduos ouvintes da Palavra, exercitemos a leitura orante e, desse modo, tenhamos familiaridade com a mensagem central das Sagradas Escrituras. Quando a palavra é acolhida, nós nos transformamos e assumimos melhor a missão de anunciar. O verdadeiro testemunho chama novos mensageiros.
Algumas indicações práticas são importantes para a valorização da escuta e prática da Palavra de Deus: não ter apenas a Bíblia, mas acostumar-se a usá-la, lê-la; estar atento quando se proclama a palavra na missa/culto e grupos; para estar em comunhão com os outros, fazer a leitura ou Evangelho do dia que constam geralmente em folhetos litúrgicos ou outras fontes.

http://www.diocesedesantoangelo.org.br/link.aspx?id=892



Um comentário:

  1. Seja bem vindo Dom Liro em nossa Paróquia! Acolhemos com alegria!

    ResponderExcluir